View Full Version : Propuesta de estudios Rio Acre
Mário Acuña
11-12-2006, 10:31 PM
Compañeros,
Debido a la importancia del Rio Acre para la región MAP, y sabedores de la actual situación ecológica de esta fuente de recursos hídricos, creemos que poderiam ser efectuadas las siguientes tareas:
a) Levantamiento botánico de la Flora aún existente en los alrededores del Rio;
b) sugestiones de Reflorestamiento de la Flora Ciliar;
c) realización de estudio de los impactos sócio-econômicos e ecologicos provocados por las poblaciones existentes en los municípios por donde pasa el rio;
d) envolvimiento en la pesquisa, de los estudiantes y professores de Ingenieria Florestal de los tres paises, concretizando con esto, un gran esfuerzo en conjunto por estes profesionales, dada la aplicación de la nueva Ley de Florestas en el Brazil.
Mário Acuña
UFAC - Acadêmico de Engenheria Florestal
Edimilson
12-01-2006, 10:25 AM
A proposta do Mário é importantíssima, e na linha de possibilidades
para melhor identificar as condições ambientais da região, seria
importante também um estudo da diversidade aquática do Rio Acre. A pesca
predatória tem sido uma prática constante a décadas pelos ribeirinhos que
pescam para a subsistência. Por outro lado existem outros pescadores que
comercializavam em maior escala os peixes do Rio Acre. Hoje são poucos os
pescadores que conseguem comercializar devido a escassez de peixes. Muitas fazendas e colocações não respeitam os limites de mata
ciliar.
a) Um projeto de manutenção e diversificação da vida aquática realizado
em conjunto com os moradores ribeironhos e a recuperação da mata ciliar
ressuscitaria o Rio Acre.
Vera Reis
12-04-2006, 04:20 PM
Caros Mario e Edmilson
Alegro-me pelo interesse de vcs em fazer pesquisa sobre a Bacia do Rio Acre.
Vcs e outros mais são sempre benvindos. Neste sentido gostaria de convidá-los para ajudar na organização de uma oficina sobre a Bacia do Rio Acre para representantes indígenas da região. Neste momento temos o apoio de Jaime e César de Herencia mobilizando representantes da Bolivia e de Peru e Manoel Batista, Prefeito de Assis Brasil coordenando para viabilizar a participação dos Indigenas do Brasil. Por favor se vcs puderem fazer contatos com eles seria muito interessante. Neste evento vamos discutir os avanços do Mini-MAP Bacia, as iniciativas de gestão dos Povos Indígenas nabacia e suas demandas para gestão.
Estou à disposição caso queiram discutir mais a respeito.
Obrigada. Vera Reis
Edimilson
01-06-2007, 12:12 PM
Drª Vera hoje conversei com o Dr Foster e ele me disse que a Srª está pensando que eu me desinteressei pelos estudos da Bacia do Alto Acre. Quero dar uma desculpa para a minha ausência, se aceitar. Estive na Comissão Eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da UFAC, durante todo o mês de dezembro e fiquei sem tempo inclusive para as aulas, perdi algumas aulas em detrimento das atribuições assumidas, mas que são compensadoras. Estou com alguns trabalhos da Disciplina de Sistemática Vegetal a serem elaborados (1 – Gimnospermas – Características gerais, reprodução e gimnospermas na Amazônia; 2 – Monocotiledôneas – características básicas, famílias poaceae, arecaceae e orchidaceae; 3 – Família piperaceae – Seminário; 4 – excicatas de vinte espécies florestais) e estou acertando com o Prof Cleber Salimon – DCN, a colaboração na atualização de dados de uma pesquisa sobre “Desmatamento, estoque e emissão de carbono no Estado do Acre”. Meu tempo é limitado, mas isso não diminui o meu interesse em (atuar, compartilhar, contribui, pesquisar, estudar) sobre a Bacia do Alto Acre, região de onde venho. Por isso, quero me inserir na organização da oficina sobre a Bacia do Rio Acre para representantes indígenas da região, conforme mencionado na sua postagem neste fórum.
Vera Reis
01-06-2007, 08:49 PM
Caro Edmilson
Não precisa desculpar-se, atarefados todos nós somos. Gostaria de saber se vc teve tempo de ver outras publicações neste fórum, inclusive o resultado da oficina com os indígenas da bacia. Foi um excelente encontro com grande atuação dos Indígenas que fizeram ao final uma caminhada até as margens do Rio ACre, criando o Movimento social em defesa do Rio Acre. Este trabalho vai continuar e por certo vc e outros estudantes da Engenharia Florestal poderão contribuir. Obrigada. Abraços. Vera Reis
Edimilson
05-15-2007, 03:49 PM
Mário, estou chegando em Rio Branco esta semana e gostaria de conversar contigo para podermos detalhar a proposta de estudos da Região do Alto Acre.
vBulletin v3.5.1, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.